Rondônia registra crescimento na produção de café em 2017 - Super Rádio 104,9FM

Rondônia registra crescimento na produção de café em 2017

Compartilhar
Rondônia figura entre os seis maiores estados produtores de café do Brasil, que juntos, atingiram 98% do volume da safra de 2017. O estado, quinto maior produtor do país, foi responsável por 4,3% (1,94 milhões de sacas) de toda a produção nacional, segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

O estado é o maior produtor da Região Norte e conseguiu bom resultado em um ano em que a safra brasileira teve uma redução de 12,5%, frente à anterior. Isso porque o café conilon, que predomina em Rondônia, totalizou mais 10,72 milhões de sacas de 60 kg, representando um crescimento expressivo de 34,2% em relação à safra anterior no Brasil. 

Por outro lado, o café arábica teve uma redução de 21,1%, devido ao ciclo da bienalidade negativa dessa espécie de café, fenômeno que alterna produtividade menor em um ano com uma maior no ano seguinte. 

Segundo o levantamento da Conab, as condições climáticas foram bastante favoráveis para todos os estados produtores. Outros fatores, como a melhora no manejo da cultura, controle de pragas e doenças, disponibilização satisfatória de recursos pelos bancos oficiais e cooperativas de crédito, além da oferta de mão de obra suficiente para que toda a produção fosse colhida sem atrasos, foram importantes para que Rondônia, alcançasse um aumento na produtividade média do estado, 40,6%.

Em 2017, Rondônia conquistou os prêmios de segundo e terceiro melhores cafés conilon de bebida fina do país, no Coffee of the Year Brasil 2017, durante a Semana Internacional do Café, realizado dentro da Expominas, em Belo Horizonte (MG). Os ganhadores são da cidade de Cacoal. 

O café em Rondônia, segundo pesquisa da Embrapa, é responsável por manter no campo cerca de 22 mil pequenos agricultores que têm no café sua principal fonte de renda.